Clube de Natação de Rio Maior

                  Rio Maior

Superfície: 272 km2
População: 21.241 hab.
Densidade: 74 hab./km2
Pop. Activa: 7.504
20,1% sector primário
40,8% sector secundário
39,1% sector terciário
Nº Freguesias: 14

 

O concelho de Rio Maior integra a sub-região da Lezíria do Tejo e, em termos turísticos, a Região de Turismo do Oeste. Localizado no Vale do Tejo, os principais pontos naturais de referência são a Serra dos Candeeiros, as Salinas da Fonte da Bica e o Rio (Maior), afluente do Tejo. É limitado a norte pelo concelho de Alcobaça, a sul pelo concelho de Azambuja, a nascente pelo concelho de Santarém e a poente pelo concelho de Caldas da Rainha. Terra de grandes vales e alcantiladas colinas, constitui como que um espaço privilegiado mediador entre a região do Vale do Tejo e o Litoral Oeste do País.

Quanto a acessibilidades, Rio Maior e o seu concelho são servidos, fundamentalmente, pela EN1, pela EN 114 e pela EN 361. Para além destas vias principais, é servido ainda por 85 km de estradas municipais e por 48 km de caminhos municipais, que representam uma malha rodoviária intensa e razoavelmente bem dimensionada. Futuramente o município será servido por duas importantes estradas nacionais, o IP 6 e o IC 2.

No que diz respeito à educação, no concelho são ministrados os diversos níveis de ensino desde o pré-escolar até ao secundário (12º ano). Existe ainda uma escola profissional.

O concelho é igualmente servido por um Hospital, um Centro de Saúde com SAP, seis extensões do Centro de Saúde e mais sete extensões do Centro de Saúde com médico não diário.


Em termos de actividade produtiva, Rio Maior também reflecte a zona de transição entre a região ribatejana e o litoral oeste. De facto, se o sector agrícola ainda mantém alguma preponderância no contexto produtivo, o certo é que as suas culturas já não coincidem com as práticas da lezíria ribatejana. A vinha nas zonas de encosta, a oliveira, alguns cereais de grão, hortícolas nos vales da bacia de Rio Maior, uma actividade florestal nas zonas de serra e avicultura e suinicultura intensivas, são a tónica produtiva dominante do sector primário. Mas também o pequeno comércio nos pólos urbanos do concelho e a concentração de actividades de serviços na cidade de Rio Maior, têm gerado um surto de desenvolvimento sustentado apreciável. Contudo, tem sido o sector industrial que, progressivamente, tem vindo a constituir-se como a principal fonte de ocupação de activos.

 

Câmara Municipal

Presidente: Silvino Manuel Gomes Sequeira
Vereadores: Vítor Manuel Marques Damião
Maria José Gonçalves Lopes Barra
Miguel Félix Paulo
João Élio Gomes de Oliveira
Edgard Carvalho Gomes
Maria de La Salette da Conceição Pereira Pinto
 

Assembleia Municipal

Presidente: Arlindo Ferreira dos Santos
Secretários: Mafalda Sofia Rodrigues Fonseca
Dora Isabel Tavares Crespo

Paços do Concelho:
Praça da República
2040-320 Rio Maior
Tel: 243 999 300
Fax: 243 992 236